Como vcs já devem saber, dizem que a melhor respiração para acalmar o organismo é a diafragmática..
Achei esse artigo no site Vya Estelar (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/respirar_consciente.htm) e vou colocar aqui a parte mais interessante.
"Você é ansioso, impaciente e agitado? Está sempre pensando no futuro com expectativas? Anda e come depressa? Fala muito? Antecipa os acontecimentos, criando muitas fantasias em sua imaginação? Tem insônia? Vive preocupado? Alimenta pensamentos negativos? Tem dores crônicas? Sente muitos medos?
Se a resposta é sim para muitas dessas perguntas, você precisa aprender a relaxar e ter uma melhor qualidade de vida.
O primeiro passo para melhorar é saber como você respira. Antes de começar a relaxar e a dissolver a ansiedade, você precisa conscientizar-se da sua maneira de respirar.
Esse é um aspecto muito importante para você começar a sentir apaziguamento, relaxar e meditar.
Existe uma relação entre a respiração e o nosso estado emocional. Quando estamos calmos, estamos respirando tranquilamente e quando estamos ansiosos, nossa respiração está agitada. A respiração e a mente estão intimamente ligadas. Ao aquietar sua respiração, sua mente automaticamente se acalma.
A Filosofia do Yoga é a ciência de respirar bem e ensina a consciência da respiração para acalmar a mente e o estado emocional.
O Yoga recomenda a respiração abdominal, também chamada de respiração diafragmática. Essa respiração deve ser abdominal, silenciosa, nasal, harmônica e lenta.
Aprenda a respirar conscientemente
Vamos fazer uma vivência para você ter consciência dessa respiração:
1. Deite-se de costas em um lugar confortável. Ou pode também sentar-se em uma cadeira.
2. Coloque uma das mãos sobre o osso do peito e a outra sobre o umbigo.
3. Feche os olhos e observe o fluxo da respiração. Perceba o que se move quando você inspira e expira.
4. Se seu abdômen sobe e desce naturalmente, sem você forçar nada, você já está respirando de maneira abdominal. Se perceber que seu tórax está subindo e descendo a cada respiração, você ainda precisa praticar a respiração diafragmática.
A respiração abdominal acontece naturalmente quando você dorme ou relaxa profundamente, mas para que seu corpo registre isso acordado, e possa respirar assim na sua vida diária, é muito bom praticar isso com regularidade.
Perceba que ao inspirar, você distende os músculos do abdômen para os lados, fazendo o umbigo movimentar suavemente para frente. Ao expirar, perceba que os músculos do abdômen se contraem suavemente para dentro, trazendo o umbigo para dentro.
A respiração deve ser silenciosa, nasal, tranquila. Deixe que o ritmo natural da respiração se instale. Não faça nada para respirar. Não fique querendo controlar a respiração ou brigar com ela. Aceite o ar que entra em seu corpo como um carinho, aceite o ar que sai do seu corpo livremente, sem resistência.
Sinta a respiração tranquila como uma música de ninar você, como a canção da vida apaziguando você."

3 comentários:
Maria Angélica
Muito bom isso sobre a respiraçao!
Ando precisando me acalamr mais... essa semana vim embora no meio da aula da facul, adivinhem porquê... é tive uma crise lá. Mas tive dias de melhora também.
Abraço meninas!!!
Bom dia! Gostei do seu blog. Assim como voce, eu também tenho problemas... sofro com transtorno obssessivo compulsivo e um pouco de depressão.
Tomo a sertralina há 2 anos, e estou querendo me livrar dela... mas tenho medo de ter uma recaída no TOC e na depressão.
Boa sorte p/ voce na sua luta, sei oq voce está passando. Fique com Deus!
Maria Angélica...
Puts.. ter crises no meio da aula ngm merece, hein! Já tive uma tb, mas era aula de espanhol.. mas foi horrível! Saí da sala e fiquei tremendo igual a um cachorro com frio, esperando meus pais.. detalhe, eu estava de carro! Mas e a coragem pra pegar meu carro?? Nossa.. foi horrível!
Mas espero que seu dia hj seja melhor e que sua aula seja tranquila!
Olá Anônimo! Bem-vindo(a)!!
A sertralina é um ótimo remédio, mas não se esqueça que vc não nasceu tomando isso e não precisa disso para o resto da sua vida!Tente fazer um acompanhamento com um psicólogo pra vc conseguir tirar a sertralina aos poucos! O psiqui vai reduzindo a dose aos poucos e o psicólogo vai te ajudar a entender a raiz dos seus problemas!
Boa sorte!
Beijosss!!
Postar um comentário