Frustrações fazem a gente se cobrar muito.. ontem eu estava conversando com uma amiga (que não tem SP), porém, percebi que ela está realmente frustrada.. e isso é um gatilho para desencadear a ansiedade.. a gente fica o tempo todo pensando que pode fazer coisa melhor e pensando em alternativas para tentar melhorar..Mas só o fato de pensar em alternativas, criar estratégias e etc, fazem com que a gente fique agitado, ansioso e a gente quer tudo para ontem! Não é assim?
É nesse ponto que temos que parar para refletir que as coisas não são do jeito que a gente quer! Pois quanto mais a gente se cobra, é pior! Conversei bastante com essa minha amiga ontem pedindo para ela ter paciência e fazer as coisas com calma que ela vai conseguir o que quer.. mas não pra ontem.. vai demorar um pouco.. e falei pra ela tentar se distrair o máximo que puder e não ficar pensando nisso.. espero, de coração, que ela fique bem e que essa frustração não vire ansiedade e pânico!
Sei disso porque o meu pânico voltou por causa de uma frustração que virou estress, que virou ansiedade e virou o que eu to vivendo hj!
Vou trabalhar com a psicóloga esse lado da frustração.. espero que ela me ajude a entender que as coisas não tem que ser do jeito que eu quero e que cada coisa acontece a seu tempo.. eu sei disso, mas minha consciência não! rs..
Meninas, obrigada por estarem sempre presentes no meu blog..!!
Até mais!
4 comentários:
Frustrações quase todo mundo tem , mas nem sempre sabemos lidar com isso. Aliás , numa das recaídas de pânico q eu tive, consultei um psiquiatra q me disse o seguinte : não é o tamanho do problema q desencandeia um stress, mas sim a maneira como vc lida com ele. As vezes um problema pequeno te causa um estrago tão grande q qdo vai ver já está doente. Temos que dar aos problemas a dimensão q eles realmente têm e tentar resolve-los dentro das nossas possibilidadees. Abraçar o mundo de uma vez , ninguem consegue. Acho q é por aí ...rs.
Desejo a vcs, meninas , um fim de semana maravilhoso tá?
Grande beijo
Vc disse tudo, Eliane! Temos que aprender a lidar com os nossos problemas, senão, toda vez que a gente tiver passando por uma situação estressante vamos desencadear uma crise!!
Frustrações todo mundo tem mesmo.. mas tem gente que interpreta como se fosse o fim do mundo.. como foi o meu caso.. admiro as pessoas que conseguem lidar com seus problemas de uma forma tranquila.. estou aprendendo a ser assim.. essa semana, bateram no meu carro.. só que nem fez nada.. foi só um totózinho.. só encostou.. e eu fui lá ver, mas estava super calma e controlada.. não dei piti pq nem fez nada no carro.. mesmo se tivesse feito, teria pego o tel do cara e depois ele teria que pagar.. ou seja, estou aprendendo a me controlar pq se eu for me estressar por tudo, eu vou viver irritada com todo mundo!
Bjos e um final de semana iluminado a vc!!!
Sou perfeccionista! Esse é meu maior defeito, não perdoo erros. Eu nunca esqueço uma imperfeição, principalmente as minhas.
Atualmente estou passando minhas tardes entre adolescentes (eu não os suportava), está sendo ótimo. Eles são tão leves, se preocupam com detalhes tão "bobos", são inseguros e têm tanta esperança...
Acho que essa foi, para mim, a melhor forma de voltar a ter uma vida normal. Nós, adultos, estamos sempre disputando, comparando, querendo mostrar para todo mundo que somos capazes, prósperos, felizes, bonitos, educados...
Eles, adolescentes, só querem ser vistos, ser especial (mesmo que isso signifique ser o "bad boy"), é tão mais simples. Eles não se comparam com pessoas que tenham idades diferentes da dele, com pessoas de outras "classes sociais", para eles todos são diferentes.
Esse artigo relaciona o perfeccionismo à síndrome do pânico:
Quais as pessoas predispostas à Síndrome do Pânico?
Normalmente são pessoas extremamente produtivas, costumam assumir grandes responsabilidades e afazeres, são perfeccionistas e meticulosas, muito exigentes consigo mesma e não costumam aceitar bem os erros ou imprevistos, são muito “certinhas” e impressionáveis.
Procuram evitar a confrontação com suas emoções, e se por um lado se colocam em posição de abandono, de isolamento, por outro buscam a proteção de pessoas mais velhas ou mais seguras, estabelecendo uma relação de dependência marcada por forte ansiedade de separação.
As características de personalidade mais comuns das pessoas predispostas ao transtorno de ansiedade são:
• seriedade
• perfeccionismo
• bom caráter
• sensação de pressão sobre si mesmo
• sentimento de desproteção
• preocupação com o amanhã
• pensamento negativo acerca de vários fatos e acontecimentos
• medos na infância
• presença de um dos pais autoritário ou perfeccionista
http://www.saskiapsicodrama.com.br/sindrome-do-panico/
Vixen, é muito interessante esse artigo que vc postou aqui.. também sou perfeccionista..
Às vezes eu queria voltar a ser uma adolescente pra não ter que me preocupar com nada de importante.. só me preocupava se meu cabelo estava alinhado e se meus tênis combinavam com meu amarrador de cabelo! rs..
Postar um comentário