quinta-feira, 1 de julho de 2010

Como tudo começou....

Oi...

Há um tempo, comecei a sentir uns sintomas estranhos... tive uma crise de estress pós-faculdade e depois disso nunca mais fui a mesma..

Sentada, sem pensar em nada, meu coração começou a bater mais forte.. e mais forte.. então minhas mãos começaram a suar.. eu comecei a ter uma sensação estranha de que estava sonhando, e parecia, de verdade, que eu ia morrer com aqueles sintomas.. uma falta de ar junto, uma inquietação, uma tremedeira... tudo junto... comecei a chorar igual criança e me mandaram ir ao médico (detalhe, eu estava no trabalho)..

Ao chegar no médico eu já não sentia mais nada.. expliquei o que tinha acontecido e ele me disse que devia ter sido algo que eu havia comido.. me deu um atestado do dia e me mandou pra casa..

Depois disso, comecei a ficar com medo de acontecer de novo e vivia apreensiva.. e então voltei a ter outra dessas (no trabalho).. me mandaram ir comer alguma coisa salgada, pois podia ser pressão baixa.. quando comecei a comer uma coisinha, de repente tudo ficou escuro na minha frente e eu achei que fosse desmaiar.. me mandaram ir no médico de novo e, mais uma vez, me mandaram pra casa...

Foi então que eu me desesperei pra passar num cardiologista, pois meu coração acelerava de tal forma e, juntamente com a falta de ar, parecia que eu estava infartando.. fora as batidas irregulares.. passei no cardio e ele me mandou fazer uma série de exames pra no final me dizer que nada foi constatado e que meu coração estava perfeito!

Fiquei aliviada e ao mesmo tempo intrigada.. e nesse meio tempo que estava fazendo os exames do coração, tive outra crise e uma médica, super boazinha por sinal, me comparou a uma caixa d'água.. me disse que uma hora, de tanta pressão a gente extravasa de alguma forma.. igual a uma caixa d'água quando enche de mais.. ela transborda.. e ela me passou um calmante à base de valeriana, super fraquinho..

Depois do cardio, fui num otorrino, num gastro, num ortopedista e não me lembro mais em qual.. mas foram muitos.. e todos os exames estavam ok.. o ortopedista me recomendou acupuntura e eu comecei a fazer.. e as crises continuavam!

Teve uma época que foi o auge das crises.. eu já não queria mais sair, com medo de passar mal em público, emagreci uns 6 quilos porque sentia muita náusea e não conseguia comer, eu tremia por tudo (se vc falasse OI mais alto, eu já começava a tremer).. passei numa psicóloga e ela disse que isso poderia ser síndrome do pânico.. então comecei a pesquisar e vi que tinha TODOS os sintomas dessa síndrome do pânico..

Então comecei a trabalhar o meu psicológico pra não ter mais essas crises.. mas fiquei quase um ano com esse tormento na minha vida.. depois de um ano me policiando, eu consegui me "curar" dessa coisa e fiquei bem.. entrei numa academia pra ficar sarada, adorava sair, me divertir e fiquei pensando em como eu tinha desperdiçado um ano da minha vida em consultórios médicos..

Então, esse ano, por falta de dindin acabei saindo da academia (em janeiro).. no trabalho estava uma correria só.. vivia fazendo hora extra e chegava exausta em casa.. no dia que saí de férias passei por outra crise de estress MEDONHA! E adivinhem? Tive outra crise de pânico!

Estava dirigindo, indo pra casa, quando começou a me dar um mal estar geral, uma falta de ar, o coração saindo pela boca e eu juro que aquele dia eu pensei que era o último da minha vida.. parei o carro quase no meio da rua e desci do carro, numa rua escura e vazia que não tinha ninguém.. meu rosto começou a adormecer e minha língua também.. não conseguia nem pegar o meu celular pra ligar para os meus pais porque a ansiedade não deixava.. então consegui ligar e eles foram lá me "socorrer".. e quando eles chegaram eu já estava mais calma.. fui pra casa e descansei bastante.. no outro dia eu estava bem, no outro também.... e assim foi.. fui viajar e fiquei ótima lá... não tive nenhuma crise..

Quando voltei de viagem, fiquei meio deprê e tal, aquela deprêzinha de pensar que o bem-bom tava acabando e que logo eu teria que voltar para o trabalho.. mas passou e eu fiquei bem.. então, num sábado eu estava saindo de casa pra ir para o curso e eis que comecei a sentir um pânico dentro do carro (novamente)... cheguei na aula e não consegui ficar pq eu estava muito acelerada, meu coração a mil e minhas mãos e meu corpo tremiam muito! Liguei para meus pais e pedi pra eles me levarem no médico.. a sorte é que tinha um médico lá do lado do curso e ele estava quase indo embora, mas conseguiu me atender e me pediu aquela série de exames de novo.. meus pais já estavam preocupados comigo, pois sempre fui a "garota de ferro" que não ia no médico porque nunca sentia nada...

Então, esse médico me receitou Rivotril 25mg pra colocar embaixo da língua toda vez que eu tivesse uma crise e me pediu exames do coração que eu realizei enquanto ainda estava de férias.. uns 2 dias antes de voltar a trabalhar tive outra crise.. e outra.. e outra já no trabalho... e no dia de pegar os resultados dos exames, eu tive outra.. não conseguia mais nem dirigir.. então o médico me receitou Atenolol pra controlar os batimentos cardíacos.. mas esse remédio fazia a minha pressão ficar baixa e só piorava.. então, depois de um mês tomando ele pediu pra eu voltar nele, e quando voltei ele me receitou um antidepressivo, que eu não tomei por sinal, talvez por receio, por não querer assumir que eu realmente tinha esse problema...

Passei em um clínico que me indicaram e ele passou um remédio manipulado com sertralina, piridoxina e passiflora.. e também só piorei!!!!

Hj eu não estou tomando nada.. aliás, quero começar um tratamento com florais de bach.. já li que é muito bom.. e a última alternativa vai ser o psiquiatra..

Eu faço acupuntura pra ansiedade (de novo), voltei pra academia porque dizem que exercícios físicos são ótimos pra liberação de endorfinas.. e estou dando meus pulos pra sair dessa sem remédios..

Depois de ter feito uma coleção de atestados no mês passado, eu estou melhorando... eu acho.. rs.. tenho fé que isso é mais uma fase como foi da outra vez, e que vai passar..

Decidi montar esse blog pra compartilhar isso com as pessoas que também estão procurando respostas para isso, e sei que existem muitas pessoas que sofrem desse mal..

Vou tentar fazer um post pelo menos toda semana pra contar como estou me sentindo.. pq acho que cada vez que a gente desabafa, a gente se sente melhor!

Até mais!

10 comentários:

Anônimo disse...

Estamos juntos, tá? Compartilhei seu blog com pessoas muito fortes.

Anônimo disse...

tony.ferrand@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, tive isso e só fiquei bem quando tomei Sertralina, mas no início passava mal, parecia que pioravam as crises, depois de um ano e meio estou melhor e sem tomar a sertralina, Ainda estou toamando Clonazepan... tbm pensava como vc nao queria me tornar dependente, meu médico falou que nao iria ficar, mas acho que estou...
Bjs e sorte.

Anônimo disse...

meu caso foi pelo uso de alucinógeno. fui inventar de provar a maconha, quando pegou o efeito n consegui segurar a onda. Desencadei a crise o coração parecia que ia explodir minha pressão aumentou e baixou sei lá...
fui pra emergência tudo normal ainda tomei soro durante 1 hora. fui na psiquiatra depois de fazer aquela bateria de exames com meu cardiologista. tomei alprazolan 0.25 durante 1 mês e quinze dias e estou agora sem remédios tenho crises ainda mas estou conseguindo controlar é terrível parece que vc esta sem dopamina mo corpo. A explicação científica é que a seguinte: imagine um carro com alarme. Quando alguém tenta roubar o som ele dispara e so para de tocar quando o dono vem com a chave do carro e desliga. Bem, nosso cérebro tem uma amígdala q nas situações de perigo ela dispara e n desliga, quem vai fazer desligar é o remédio por isso q vc fica naquela situação de aleta voltando as atenções so pra vc e o efeito colateral do remédio nos primeiros dias piora osa sintomas pra depois melhorar e tudo horrível. Porém isso passa n é uma doença o q me ajudou de verdade foi isso:

(Mateus 11:28-30)

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."

Anônimo disse...

a sim meu msn caso vc queira trocar "figurinhas" sobre essa sindrome, pois acho q ja sou professor no assunto, hahaha

joao_rafael_etude@hotmail.com

obrigado pela oportunidade de compartilhar com todos vcs

Beijos....
Joao Rafael

eliane disse...

Olá, eu tenho o transtorno do panico desde 2006 , quando passei por coisas muito parecidas com a suas. Fiz tratamento com fluoxetina durante 1 ano , parei, tive recaídas, voltei pra fluoxetina , depois cismei de fazer tratamento ortomolecular, mas a verdade é que há cerca de dois meses voltou tudo de novo e bem mais forte. Agora voltei no médico e vou recomeçar com a fluoxetina . Esta é uma doença que precisa ser tratada , nao tem jeito , os remédios ajudam sim ,portanto nao tenha receio de tomar.. Espero que consiga um tratamento que te faça bem ...

Moleca disse...

Olá!!! Estou chegando hoje, mas também com muitas histórias para contar. Tenho certeza que cada um que se juntar a este grupo, trará experiencias pessoais riquíssimas a todos.
Espero poder ajudá-los, como também encontrar ajuda a esta nossa luta diária. Beijos a todos!!!

Viviane Podegusk disse...

Olá,pessoas especiais,sim,somos especiais,acreditem...estou com meu blog em construção e depois vcs poderão conhecer um pouco mais sobre mim e minhas experiências na área, sou PHD rsrs,A primeira vez foi com 17 anos, no auge da minha juventude, no ápice dos meus sonhos e desejos, hj, com 31 anos, ainda carrego esse DRAGÃO´...às vezes ele é maior do que eu e as vezes se torna um gatinho inofensivo e adormece por algum tempo, porém nesses 13 anos de luta, hj tenho sequelas fisicas que tiveram origem nessa ansiedade intensa e descontrolada.Sinto fortes dores que "andam" pelo corpo,labirintite, enxaqueca...enfim,tudo se mistura, a gente fica sem entender o que causou o que, essa é a verdade...bom, tenho tantas coisas pra compartilhar...vamos com calma,né?bjos a todos e vamos nos falando...

A Chiliquenta disse...

Olá Viviane! Seja muito bem-vinda!
Compartilhe conosco seus chiliques! rs..

Acabamos formando um grupo mto unido aqui no blog! Espero que goste!

Bjos!

Anônimo disse...

sobre o panico, mesmos sintomas, medo de morrer quando acelera coracao ou ficar sozinho, medico perguntou se eu dormia bem, disse que nao, receitou rivotril 1/2 comprimido ao dormir, hoje tomo 1/4 antes de dormir, so acordo com despertador, que beleza.